A nossa Visão

Ser uma igreja relevante para a sociedade
que olha para os que estão fora e cuida dos que estão dentro.

A nossa Missão

Cada membro um discípulo,
cada discípulo um discipulador.

A nossa história

A Igreja Evangélica Baptista de Leiria é uma instituição presente na cidade de Leiria, Portugal, desde 1916, mais precisamente na localidade de Parceiros com o oito membros, sendo responsável pela propagação da Fé Evangélica Baptista desde aquele ano.

Como facto histórico, foi a primeira igreja não católica na cidade de Leiria, dando origem a diversas igrejas evangélicas, como a Marinha Grande, Troviscal, Tremês, Santarém, Tomar, Chança, Nazaré, Alcobaça e Coimbra.

Em 2016 celebramos o nosso Centenário e ao longo destes quase cem anos de vida, temos feito o nosso trabalho de forma consistente e empenhada, assumindo desde a nossa génese uma vocação social e humanitária. De facto, a primeira rede de cuidados médicos organizada em Leiria para órfãos, viúvas e outros necessitados, deve-se à Igreja Baptista de Leiria, que pagava consultas de pediatria, Oftalmologia e Clínica Geral aqueles que precisassem deste apoio. Além disso, somos sócios honorários da Cruz Vermelha Portuguesa, distinção atribuída pela longevidade dos donativos mensais àquela instituição.
Acresce ainda o trabalho diário, através do Centro Social Baptista, também sedeado em Leiria, com apoio directo a 50 idosos, com valências diversas como Centro de Dia e Assistência domiciliária, prestando vários serviços como acompanhamento a idosos, limpeza doméstica, lavandaria, alimentação, higiene pessoal, acompanhamento a consultas, distribuição de medicação, entre muitos outros.
Conscientes que o nosso campo de acção é o mundo, desde 1992 que desenvolvemos um forte trabalho missionário em Moçambique, mais concretamente na província da Zambézia, cidade de Quelimane. O Pastor António Gonçalves, pastor da nossa igreja e outrora missionário em Africa do Sul e Moçambique, conhecedor destes campos missionários, estabeleceu contactos e desenvolveu trabalhos missionários com pastores locais. Neste momento são mais de mil as igrejas e missões envolvendo centenas de milhares de pessoas, espalhados por toda a província da Zambézia, além de estarmos empenhados na construção de um orfanato naquela província.